notícias do site-01

3 AÇÕES MENTAIS QUE FORMAM O PENSAMENTO CRIATIVO

Design, Empreendedorismo, MarketingComentários (0)

A criatividade muitas vezes é vista como uma atividade relativamente não estrutura, ou seja, pula em torno de ideias até encontrar uma ideia certa.

Embora funcione dessa forma para algumas pessoas, muitas vezes precisamos elaborar uma abordagem mais estruturada. A liberdade de experimentar é essencial para a criatividade, como também precisamos regrar para assegurar objetividade e consistência.

Seja qual for o nível de estruturação adotada, o processo criativo se fundamenta em três pilares mentais: Atenção, Fuga e Movimento.

Atenção: Concentre-se na situação, oportunidade ou problema;
Fuga: Escape do pensamento convencional;
Movimento: Dê asas à sua imaginação.

Essas são as três ações mentais que formam uma estrutura integrada em que se baseiam todos os métodos de pensamento criativo. As diferenças entre os diversos métodos encontrados na literatura especializada então na ênfase dada a cada um destes princípios e nas ferramentas usadas.

1 Atenção: A mais poderosa das ferramentas da nossa mente

O processo criativo começa pela percepção de que há uma oportunidade de se CRIAR ALGO NOVO E VALIOSO ou pelo sentimento de que há um PROBLEMA A SER RESOLVIDO.

Ao concentrarmos nossa atenção no problema ou oportunidade, preparamos nossa mente para romper com a realidade existente e se abrir para a percepção de possibilidades e conexões que normalmente não enxergamos. A ORIGINALIDADE de nossa ideias depende de como usamos nossa atenção e da extensão em que nos envolvemos emotiva e racionalmente com o desafio em questão.

2 Fuga: É hora de derrubar as paredes que limitam a nossa imaginação.

Tendo concentrado nossa atenção na maneira como as coisas são feitas atualmente, o segundo princípio do processo criativo nos chama a escapar mentalmente dos nossos atuais modelos de pensamento. É a hora de refletir sobre os bloqueios mentais e derrubar as paredes que limitam nossa imaginação ao que sempre fizemos e ao que é confortável e aparentemente seguro.

A verdade é que os hábitos, mais do que nossas habilidades, predominam na escolha de nossos caminhos. Tendemos a trilhar sempre o mesmo caminho pelo vale que se torna cada vez mais profundo e mais difícil de escapar.

“Você não pode resolver um problema com a mesma atitude mental que o criou” – Albert Einstein.

3 Movimento: A Exploração e combinação de novas ideias.

É o momento de dar asas à imaginação e gerar novas opções, sem perder de vista os propósitos do processo criativo. É o momento de fazer conexões insólitas, de ver analogias e relações entre ideias e objetos que não eram anteriormente relacionados.

O conhecimento das três ações mentais do processo criativo abre o caminho entendermos os diversos métodos e técnicas de criatividade existentes. Essas técnicas têm a finalidade de nos auxiliar em pelo menos um dos três princípios. Diferentes métodos resultam das diferentes combinações destas técnicas.

Espero que tenha gostado, esse foi mais um resumo de uma aula super criativa, se você gostou, deixe seu comentário e analise sobre o conteúdo abordado na postagem. Queremos ler sua opinião sobre o assunto.

» Design, Empreendedorismo, Marketing » 3 AÇÕES MENTAIS QUE FORMAM O...

30 de novembro de 2015

Sem Comentários.