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6 razões essenciais para você possuir um (bom) site

Design Web, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing DigitalComentários (0)

20/10/2017, POR Marco Telles
já se questionou por que a sua empresa precisa de um site próprio? Veja agora 6 benefícios que um site pode trazer para o seu negócio!

Você tem dúvidas sobre a necessidade de criar o site da sua empresa? Então, reflita conosco: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?

Não importa o tamanho, local ou segmento de mercado: site é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso. Possuir um site próprio é a presença digital mais básica que sua empresa precisa.

Veja, nesse post, as principais vantagens que um site com domínio próprio pode trazer para sua empresa.

Mas, antes de falarmos sobre os benefícios, vamos abordar as 3 objeções mais comuns quando há alguma resistência à ideia de criar um site.

1: “Meu negócio é local; não vendo pela internet.”

De fato, ter um site aumenta a possibilidade de sua empresa vender mais. Porém, essa não é a única utilidade de um site. Se fosse assim, todas as páginas da internet seriam feitas com o objetivo de comercializar algo. Sabemos que não é o caso.

Se o seu negócio for local, como uma farmácia, um pet shop ou um coworking, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.

Hoje, a pesquisa do Google é uma ferramenta amplamente utilizada por usuários que buscam serviços e soluções para seus problemas. Então, quando alguém procurar por “farmácia em Salvador”, “pet shop em Pernambuco” ou “coworking em São Paulo”, um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca e transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.

Nesse caso, o site pode ser um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.

2. “Meu negócio é pequeno; não preciso de um site.”

Pelo contrário: se o seu empreendimento é de pequeno, ter o seu site é um passo fundamental para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona muito bem para dar um impulso inicial para microempresas e startups.

O marketing tradicional precisa de um investimento inicial elevado, mas o marketing digital permite investimentos mais baixos e com um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), visto que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas.

O Inbound Marketing é um diferencial estratégico para você inserir sua empresa no mercado, principalmente levando em conta que é difícil competir com empresas grandes e já consolidadas utilizando-se das mesmas táticas de marketing.

3. “Tenho uma página no Facebook; não preciso de um site.”

Uma página no Facebook é, de fato, outro item fundamental, quase tanto quanto o seu site. Ou seja, um canal não deve substituir o outro.

Se você não possui site com um domínio próprio, é totalmente ineficaz realizar campanhas de email marketing, que são considerados por qualquer especialista em marketing digital como a forma mais eficiente de relacionamento com os clientes e de geração de leads.

Para onde você deseja direcionar os seus Leads? Para seu site ou para uma página nas redes sociais? Em analogia: onde seria melhor encontrar com seus clientes? Em seu escritório ou em um café no shopping?

Entenda essa relação no nosso post “Mídias sociais são ótimas, mas não substituem o Email Marketing”.

Aqui na Devir Comunicação, temos as mídias sociais como excelentes canais de geração de tráfego e engajamento. Ou seja, utilizamos como um acréscimo à nossa estratégia de marketing digital, não como o nosso principal canal.

Agora já comentamos as objeções mais comuns entre empresas que ainda relutam em ter um site, vamos abordar os 8 motivos para que sua empresa tenha um site e todas as vantagens alcançadas pelo seu negócio.

1. Alcance

Sua empresa pode ser a melhor do seu segmento, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Se as pessoas não encontrarem, de que irá adiantar?

A maneira mais simples de ser encontrado na internet hoje é ter um site. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. Se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

Se a pesquisa for especificamente sobre sua empresa, é importante que você tenha um site de qualidade, ou seja, agradável esteticamente e otimizado para que o primeiro resultado da pesquisa esteja direcionando para o seu site. Por outro lado, se a pesquisa for sobre um problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha um bom blog contendo bons conteúdos para que sua empresa esteja à frente da concorrência.

2. Autoridade

Se você encontrou duas empresas que solucionam o seu problema e só uma delas possui site próprio, em qual você confiaria mais? Numa página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?

Como falamos acima, as mídias digitais possuem um papel fundamental em uma estratégia de marketing digital. A questão é que o site, além de passar um conceito profissional diferenciado, é o seu espaço exclusivo na internet, totalmente personalizável de acordo com a identidade visual da sua marca. O site é de sua propriedade, ou seja, todas as informações cadastradas nele ficarão acessíveis incondicionalmente e por tempo indeterminado.

Com um site, sua empresa possui muito mais ferramentas para promover o seu produto ou serviço. Além do mais, criando conteúdo, você consegue provar para o seu público-alvo que, de fato, entende do assunto e que tem capacidade técnica para solucionar os problemas que ele enfrenta. Esse diferencial é crucial na tomada de decisão.

3. Vendas

Se você deseja vender através do site e consequentemente expandir o seu negócio, é necessário desenvolver um boa estratégia de marketing de conteúdo. Porém isso só é possível se não tivessem um site com um domínio próprio.

Devido ao seu potencial de alcance, o site torna-se uma ótima vitrine virtual, sendo possível expor e vender seu produto a qualquer hora e para qualquer lugar do mundo. Só que, para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa do seu site para recebê-los.

O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

4. Vendas

A internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia. Com isso, o nosso comportamento de consumo mudou.

Hoje, o consumidor se tornou ativo. É totalmente normal que ele pesquise sobre sua marca ou sobre o produto que você oferece antes de tomar a decisão de compra. E é aí que entra o site de sua empresa.

Há várias maneiras eficiente de manter um relacionamento com seu público em seu site:

  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em real-time para atender aos clientes.

Os exemplos acima são apenas algumas das diversas possibilidades existentes. O importante é a sua compreensão de que o seu site é, basicamente, seu escritório virtual. Então, cada visitante deve ser tratado como se estivesse visitando a sua empresa.

5. Investimento de baixo custo

Utilizando corretamente a internet, é possível abrir mão de uma grande estrutura e com uma equipe enxuta, porém afiada, garante o retorno desejável.

trabalhar em um site pode parecer complicado, caro e algo que toma um tempo maior que o necessário, mas não é bem assim.

Ao relacionarmos todas as vantagens em manter um bom site com os seus custos de manutenção, fica fácil perceber que o custo-benefício é alto. O site te possibilita apresentar a sua empresa, divulgar os seus serviços e, utilizando de maneira estratégica, prospectar novos clientes e atendê-los de maneira eficiente.

6. Resultados mensuráveis

Há diversas ferramentas que permitem medir o desempenho do seu site. Ter controle sobre as informações de tráfego, origem dos acessos, como os usuários chegaram ao site, como navegam dentro dele e quanto tempo permanecem é fundamental para melhorar cada vez mais a plataforma online do seu negócio. Ao mensurar estes resultados, é possível entender o comportamento dos visitantes, é possível aprimorar e desenvolver soluções de acordo com as suas necessidades e, dessa forma, potencializar o retorno positivo para o seu empreendimento.

Conclusão

Em suma, um site próprio é essencial para uma estratégia de Marketing Digital focada em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.

Como está o site da sua empresa? Tenha em mente que é importante atualizá-lo constantemente. Lembre-se que sites bem desenvolvidos inspiram confiança para as pessoas e influenciam muito no momento da decisão de compra.

Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação.

Se sua empresa já possui um site, você já deu um grande passo, mas saiba que está apenas começando a conquistar o seu espaço na internet. Os próximos passos são as otimizações de conversão, as otimizações para SEO, as atualizações no design, o planejamento de conteúdo, as adequações no layout para dispositivos móveis dentre outros.

Esperamos que esse post tenha sanado algumas dúvidas a respeito da importância de um site para o seu negócio.

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, , , , , 20 de outubro de 2017

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