Devir_Blog-001_Devir

Escaneabilidade? E eu com isso?

escaneabilidade, Estratégia, Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, SEOComentários (0)

25/5/2017, POR Driely Reis

Escaneabilidade? E eu com isso?

Você já deve ter ouvido falar em leitura dinâmica, não? Pois bem, a leitura dinâmica, ou leitura rápida, é uma “varredura” que os olhos fazem para captar frases e palavras para entender do que o texto se trata. Quantas vezes você já fez isso lendo algum texto? Sabe quem é a maior aliada da leitura dinâmica? A escaneabilidade.

O que é?

A escaneabilidade é a prática de utilizar formatações técnicas para atrair a atenção do leitor para os pontos mais importantes do texto, considerando que muitos fazem leitura dinâmica, como mencionamos acima.

Resultado de imagem para dúvidas

Por que usar?

Existem muitos motivos, porém os principais são:

– queremos consumir o máximo de conteúdo possível;

– e o motivo de cima é causado pela falta de tempo.

O posicionamento da internet como principal meio de informação, transformou a forma de como as pessoas consomem essa informação. Esqueça os jornais ou revistas para quem só quer saber o que está acontecendo. Claro que esses veículos de comunicação ainda são utilizados, porém para quem quer se aprofundar em determinado assunto. Até chegar nesse ponto, o leitor/internauta faz muitas leituras dinâmicas até chegar em um conteúdo que realmente o prenda. O objetivo da escaneabilidade não é prender o leitor: é, em resumo, deixar claro que estamos cientes das necessidades dele e que podemos ajuda-lo a se informar, invés dele perder tempo. É aí que entra o padrão de leitura em F.

Resultado de imagem para padrão de leitura F

Padrão de leitura em F

Para começar é preciso deixar algo claro: o comportamento de uma pessoa lendo um material impresso é diferente de quando lê algo online.

Por conta das especificidades do material físico, o olho do leitor é direcionado primeiro para o canto superior esquerdo da página, segue para o inferior direito e volta para o superior esquerdo. Esse movimento dos olhos é conhecido como padrão de leitura em Z.

Por outro lado, o leitor de conteúdo online apresenta um modo de apreciação diferente de um conteúdo e um dos motivos para isso pode ser a proximidade com a tela do monitor ou dispositivo móvel utilizado.

A primeira atitude tomada ao entrar em uma página é a leitura dinâmica, de modo a avaliar de maneira rápida se o que está presente ali é realmente valioso ou não. Se for valioso, eis o que ele fará:

– duas leituras horizontais: o primeiro parágrafo é lido e também o segundo;

– um escaneamento vertical do lado esquerdo da página, conferindo o restante do conteúdo.

Deu para ver o F se desenhando? Levar em consideração esse hábito na hora de produzir um texto é muito importante para torná-lo escaneável. O ideal é que você privilegie esses pontos de foco com informações significativas e atrativas, para conquistar o leitor.

Para que usar?

Não vou aqui demorar para explicar quais as vantagens da escaneabilidade. Começarei logo com o pé na porta:

Resultado de imagem para padrão de leitura F

Melhora significativamente suas estratégias de SEO

As estratégias de SEO, quando são adotadas em conjunto com as táticas utilizadas para tornar um texto escaneável, tornam a chance desse post fazer mais sucesso.

Quando alguém fizer uma busca por uma palavra-chave que aparece no seu texto, de preferência no primeiro parágrafo, em um dos intertítulos e no final do conteúdo, isso colabora para que tanto os motores de busca como o público-alvo entendam o assunto retratado no post.

 

Melhora a experiência do usuário (UX)

Pensar na experiência do visitante do seu blog é muito importante, pois ele não vai pensar duas vezes em sair da sua página se ela não estiver de acordo com o padrão de leitura F. Além da escaneabilidade, é imprescindível levar em consideração outros aspectos determinantes para a experiência do usuário (UX), mas isso falaremos mais em outro post.

Vale lembrar que estratégias de SEO e experiência do usuário não serão nada se não tivermos um conteúdo rico para apresentar ao seu leitor. Sempre que escolher um tema, montar a pauta e escrever o texto, pergunte-se sempre se vai acrescentar algo ao seu leitor, se fará a diferença para ele e se é o suficiente para atrai-lo e fazê-lo voltar.

 

 

 

» escaneabilidade, Estratégia, Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, SEO » Escaneabilidade? E eu com isso?

25 de maio de 2017

Sem Comentários.