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Você sabe o que é um Manual Identidade Visual?

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O manual de identidade de marca, também conhecido como Manual de identidade visual ou manual de identidade corporativa, é um documento com normas técnicas, especificações e recomendações para a correta aplicação da marca e cujo objetivo é manter a identidade da marca, isto é, a sua fácil memorização e reconhecimento, independente do suporte em que ela seja aplicada.

Além de demonstrar a correta aplicação formal e cromática da marca, seguir as determinações constantes no manual também evita que ocorram erros na impressão ou aplicação do logo, acarretando em economia de tempo e dinheiro.

Cada empresa possui necessidades e especificidades únicas, e por esta razão não há uma regra universal para o conteúdo do manual. Alguns manuais podem ter 8 páginas, outros mais de 200. Nós, da Devir Comunicação, costumamos inserir os seguintes itens:

Memorial Descritivo

Apresentamos o conceito da marca e explicitamos as referências presentes na construção dos elementos gráficos que a compõem.

Paleta de Cores

Toda marca deve possuir uma paleta e escala cromática institucional muito bem definida. Isto garante a uniformidade em qualquer aplicação, impressa ou digital. Além disso, é necessário definir a quantidade de cores que a marca poderá assinar para garantir a fidelidade e uniformidade na reprodução da marca em qualquer superfície, tanto por uma questão de economia quanto por limitações técnicas de determinadas superfícies.

Tipografia Institucional

Possuir uma tipografia institucional é método para que a empresa garanta a uniformidade visual  no conteúdo escrito em seus materiais.

Variações Formais

É importante prever como a marca irá se comportar em diferentes espaços possíveis. As variações mais comuns são vertical e horizontal.

Limites de Redução

Toda marca possui um tamanho mínimo em que ela pode ser reproduzida sem comprometer a sua leitura e identificação.

Arejamento

É o limite mínimo de área livre que deve ser mantido ao redor da marca, evitando que ela sofra ruídos de leitura quando aplicada em meio a um local com muitas informações.

Aplicação sobre fundos e texturas

É fundamental prever como a assinatura irá se comportar sobre fundos que possuem muita informação visual, para garantir que a marca não sofra problemas de contraste ou descaracterização.

Vetos

O manual precisa especificar restrições para a utilização indevida da marca, e que venham a descaracterizá-la, tais como: distorções, uso incorreto da cor, tipografia etc.

Existem outros itens que podem ser inseridos no manual, porém estão são os mais abrangentes, e por isso, satisfazem as necessidades da maioria das empresas.

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15 de janeiro de 2016

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